JPV-Imprenssa Livre -Contato Sejam Bem Vindos

Expediente Emails:
mrpadilha@yahoo.com.br
Jornaldopovodeviamao
@yahoo.com.br

FONE -24 HS Reportagens-WhatsApp também
Pode ser por mensagem de texto
Fale com a Redação.
Tim(51) 982 72 51 00

HA 14 ANOS PELA WEB NAS LUTAS SOCIAIS
& PELA DEFESA DAS COMUNIDADES...

Notícias EXTRA

Notícias  EXTRA
Plantão JPV -CLIQUE E SAIBA TUDO QUE HÁ DE NOTÍCIAS ...

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

O forró tomou conta da festa em homenagem a Luiz Gonzaga em Exu-jpv Música- Cultura

Do NE10Núcleo SJCC/Caruaru
14cb9f83b307ea66101b736b5887d4c0.jpg
No palco Gonzagão, no centro de Exu, na noite dessa quinta-feira (13), grandes nomes da música foram até o Sertão de Pernambuco homenagear o Rei do Baião. O show de Dominguinhos teve uma participação especial: a filha dele, Lívia Moraes, cantou com o pai o sucesso Que nem Jiló. Por volta de meia-noite, Gilberto Gil entrou no palco. A homenagem do baiano a Luiz Gonzaga veio acompanhada de uma zabumba, triângulo e uma rabeca. Não faltou forró pé-de-serra.
"As festas desse ano que nós fizemos, que nós assistimos na televisão, vimos nos jornais e escutamos nas rádios são grande homenagens. Gonzaga nunca foi tão homenageado como agora", falou Dominguinhos emocionado por estar na terra do Reio do Baião.
Segundo os organizadores da festa, cerca de 10 mil pessoas prestigiaram os shows no palco principal na noite dessa quinta. Gente de vários lugares do Brasil foi até Exu celebrar o centenário do Velho Lua. Raimundo Andrade, de Minas Gerais, aproveitou a festa. "O Brasil inteiro está ligado nesta festa do centenário de Luiz Gonzaga. Aqui tá lindo, maravilhoso. Chegamos há três dias, está tudo muito bom", contou o turista, que não parava de dançar.
Em outro polo de animação, no Parque Asa Branca, os turistas dançavam embalados pelo cantor Ademário Coelho. Quem conferiu as homenagens ao Reio do Baião em Exu nessa quinta, não teve dúvidas de que a noite foi memorável. A cidade abriu as portas para que pessoas do País inteiro lembrassem que Luiz Gonzaga é eterno na memória do brasileiro.

JPV-CULTURA

Biografia

Início de vida

Luís Gonzaga do Nascimento[Nota 1] nasceu numa sexta-feira no dia 13 de dezembrode 1912, numa casa de barro batido na Fazenda Caiçara, povoado do Araripe, a 12 km de Exu (extremo oeste do Estado de Pernambuco, a 700 km do Recife), segundo filho de Ana Batista de Jesus (‘Mãe Santana’) e oitavo de Januário José dos Santos. O pe.José Fernandes de Medeiros o batizou na matriz de Exu em 5 de janeiro de 1913[4][5].
Deveria ter o mesmo nome do pai, mas na madrugada em que nasceu, seu pai foi para o terreiro da casa, viu uma estrela cadente e mudou de ideia. Era o dia de São Luís Gonzaga no mês do Natal, o que explica a adoção do sobrenome "Nascimento"[5].
O lugar natal é no sopé da Serra do Araripe, e inspiraria uma de suas primeiras composições, "Pé de Serra". Seu pai trabalhava na roça, num latifúndio, e nas horas vagas tocava acordeão; também consertava o instrumento. Foi com ele que Luís aprendeu a tocá-lo. Não era nem adolescente ainda quando passou a se apresentar em bailes, forrós e feiras, de início acompanhando seu pai. Autêntico representante da cultura nordestina, manteve-se fiel às suas origens mesmo seguindo carreira musical no sudeste do Brasil.[3] O gênero musical que o consagrou foi o baião.[2] A canção emblemática de sua carreira foi Asa Branca, composta em 1947 em parceria com oadvogado cearense Humberto Teixeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário será analizado , tenha Respeito aos Leitores e a si mesmo...

jpv- na Fórmula Truck

jpv- na Fórmula Truck
Etapa -Tarumã-Viamão

Para voltar Clic aqui

Para voltar  Clic aqui
voltar