JPV-Imprenssa Livre -Contato Sejam Bem Vindos

Expediente Emails:
mrpadilha@yahoo.com.br
Jornaldopovodeviamao
@yahoo.com.br

FONE -24 HS Reportagens-WhatsApp também
Pode ser por mensagem de texto
Fale com a Redação.
Tim(51) 982 72 51 00

HA 10 ANOS PELA WEB NAS LUTAS SOCIAIS
& PELA DEFESA DAS COMUNIDADES...

Notícias EXTRA

Notícias  EXTRA
Plantão JPV -CLIQUE E SAIBA TUDO QUE HÁ DE NOTÍCIAS ...

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Jornal do Comércio jpv - Jornalismo -Agropecuária - saúde


Começa a vacinação contra febre aftosa no Rio Grande do Sul
MARCOS PÉREZ/SEAPA/DIVULGAÇÃO/JC
Um ato foi realizado no início da tarde em uma  propriedade no município de Porto Mauá
Um ato foi realizado no início da tarde em uma propriedade no município de Porto Mauá
Em uma propriedade de oito hectares onde são criados 18 terneiros em processo de recria e engorda no município de Porto Mauá, noroeste do Estado, foi dado início oficial à segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no Rio Grande do Sul. O ato, realizado no início da tarde desta terça-feira (1), foi coordenado pelo secretário adjunto da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Claudio Fioreze, e pelo diretor do Departamento de Defesa Agropecuária (DDA), Eraldo Leão.
A propriedade foi escolhida porque está dentro da zona de alerta sanitário, praticamente às margens do Rio Uruguai, que marca a fronteira entre Brasil e Argentina, e a cerca de 90 quilômetros do Paraguai. Dos 491 criadores do município, 460 estão enquadrados nos critérios do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e devem receber 2,6 mil das 1,9 milhão de doses adquiridas pelo Estado para essa segunda etapa, na qual serão imunizados animais com até 24 meses de idade.
"Esse é um reforço da vacina para aqueles animais que, pela idade, ainda não têm memória imunológica e que foram vacinados na primeira etapa, em maio, e a primeira dose para aqueles que nasceram neste período", explicou Fioreze, ao conclamar os produtores de todo o Estado para aderirem à campanha. "Devemos, Estados, entidades e produtores, fazer um grande esforço de conscientização para a necessidade de prevenção, pois não queremos retornar àqueles momentos que vivemos no início dos anos 2000, quando fomos atingidos por 52 focos, tivemos que abater 26 mil animais e consumimos mais de R$ 11 milhões do Estado".
Para o diretor do DDA, tão importante quanto a vacinação são os outros procedimentos para evitar a febre aftosa. "Entre essas ações, destacamos a necessidade de exigir a Guia de Trânsito de Animais sempre que for adquirir algum exemplar e informar qualquer suspeita da doença à Inspetoria Veterinária e Zootécnica (IVZ) local", afirmou Eraldo Leão.
Participaram da cerimônia representantes de cooperativas da região, o prefeito de Porto Mauá, Pedro Pizoni, e o representante da Farsul, Luiz Pitta Pinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário será analizado , tenha Respeito aos Leitores e a si mesmo...

jpv- na Fórmula Truck

jpv- na Fórmula Truck
Etapa -Tarumã-Viamão

Para voltar Clic aqui

Para voltar  Clic aqui
voltar