A prefeitura do município gaúcho de São Luiz Gonzaga (505 km de Porto Alegre), na região das Missões, decretou na tarde desta sexta-feira (18) situação de emergência por causa da dengue. Hoje, dois casos da doença foram confirmados na cidade, elevando para quatro o total. Três deles foram contraídos na própria localidade.
De janeiro até agora, foram notificados 17 casos suspeitos de dengue no município, que tem 34.558 habitantes. Em 60 dias, o governo afirma que 121 focos de dengue foram encontrados na cidade.
Até o início da noite desta sexta-feira, 156 casos suspeitos já foram notificados em 67 municípios do Rio Grande do Sul considerados infestados pelo Aedes aegypti.
Durante a manhã, o secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni, admitiu o que considerou o início de uma epidemia. "É preciso utilizar areia nos vasos de flores e cuidar até das piscinas, temos que erradicar todos os possíveis criadouros de focos do mosquito Aedes aegytpi.”
Segundo técnicos da secretaria, em 2010 foram registrados 4.922 casos suspeitos de dengue e 3.497 confirmados. Do montante, a grande maioria –3.366– foi contraída dentro do próprio Rio Grande do Sul.
A Vigilância Sanitária estadual diz que está atenta a pacientes que apresentam febre de até 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, nos olhos, musculares, nas articulações, erupções na pele, prostração e hemorragias. Casos com dois ou mais desses sintomas já são considerados suspeitos.
OPINIÃO JPV
Todos nás somos Responsáveis,temos que fazer a nossa parte e pedir aos vizinhos e amigos que todos temos que limpar os pátios e adotar os procedimentos,pois dengue mata,não é brinquedo...