Seis escolas abriram a primeira noite de desfiles da Capital
Rafael Vigna
JONATHAN HECKLER/PMPA/JC
Seis Escolas de Samba abriram a primeira noite de desfiles do Grupo Especial do Carnaval de Porto Alegre, na noite desta sexta-feira (5). A partir das 22h30min, mais de 20 mil acompanharam a passagem da Academia de Samba Praiana, a primeira a pisar na Avenida do Complexo Cultural Porto Seco, na Zona Norte da Capital.Praiana foi a primeira escola a passar pela avenida do Complexo Cultural Porto Seco.
Com um samba, que recorria ao colorido da natureza para exaltar na Avenida Carlos Alberto Barcellos a sua leitura para a história do povo cigano, a Verde e Rosa conpletou o desfile em 57 min.
O desfile transcorreu com Império da Zona Norte e a inovação trazida por duas comissões de frente. A segunda escola a evoluir na avenida, já na madrugada de sábado, a Leões da Zona Norte, relembrou a colonização portuguesa com o samba-enredo "Portugal, terra mãe gentil deste gigante chamado Brasil".
A terceira escola foi a tradicional Bambas da Orgia, que apareceu atrás da característica águia para sacudir a avenida. Entoando o refrão "Vou festejar, vou sacudir essa cidade" do samba-enredo "Ô Abre-Alas, Eu Quero Passar", a escola campeã de 2007, animou os seus mais de 1300 integrantes na Avenida.
A azul e branca exaltou os clubes onde eram realizados os bailes de carnaval das décadas de 1950 e 1960. Ao longo de 58 minutos, os Bambas trouxeram 200 ritmistas e desfilaram divididos em 18 alas e cinco carros alegóricos. Segundo o carnavalesco Severo Luzardo, o árduo trabalho desenvolvido ao longo dos últimos meses e a garra dos integrantes deverá resultar em uma posição bem melhor que a obtida no ano passado.
O desfile seguiu com a Vila do IAPI, trazendo para a avenida a Alegria da Oktoberfest, e os Acadêmicos de Gravataí comemorando os 50 anos de Carnaval. Encerrando a noite de Samba no Porto Seco, os Embaixadores do Ritmo contaram com a força de São Jorge, homenageado pelo enredo em 2011, para fechar a primeira noite de desfiles.
Trezentos policiais militares fizeram o policiamento ostensivo e preventivo no Complexo Cultural do Porto Seco. Comandados pelo coronel Paulo Ricardo Quadros, os policiais utilizaram 16 viaturas, tendo à disposição ainda uma equipe do corpo de bombeiros e uma equipe da área de saúde.
De acordo com o major Alexandre Beiser, responsável pela operação no posto da Brigada Militar no evento, até as 5h não houve ocorrências para atendimento dentro do Complexo Cultural do Porto Seco. O pronto atendimento avançado da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizou 16 atendimentos, todos sem gravidade e nenhum de alcoolismo.
Neste sábado (5), mais seis escolas completam o Grupo Espacial na Avenida do Porto Seco, a partir das 22h30min.
Confira a ordem dos desfiles neste sábado:
1 - Império do Sol - 22h45
2 - Imperadores do Samba - 23h55
3 - Imperatriz Dona Leopoldina - 01h05
4 - Unidos da VIla Isabel - 02h15
5 - Academia de Samba Puro - 03h25
6 - Estado Maior da Restinga - 04h35