Água no etanol visa conter alta da gasolina
Etanol anidro representa 25% da composição do derivado de petróleo
Na tentativa de evitar que a gasolina siga, em projeção similar, a mesma trajetória inflacionária tomada pelo álcool, a ANP (Agência Nacional do Petróleo) autorizou no final da última semana o aumento da concentração de água no etanol anidro, utilizado na composição da gasolina nacional.
Atualmente em 0,4%, a proporção passa a ser de 1% até 30 de abril, possibilitando a importação já anunciada de 200 milhões de litros de etanol anidro dos EUA, país que já fabrica o produto desta forma.
Alair Fragoso, presidente do Sincopetro, acredita que com a medida o governo pode conseguir não apenas evitar novos reajustes, mas até deflacionar o combustível. “Ainda não há como saber em que medida isso acontecerá, mas ao menos é uma saída viável até o início da safra, no próximo mês”.
+ informações
Encontrado hoje por até R$ 2,33 o litro, o álcool perdeu nas últimas semanas o espaço na preferência do motorista que têm carro com o chamado motor flex, com as vendas reduzidas em 40% desde fevereiro.
O diretor de auto-escola, Evandro Canale, é um dos que deixou de abastecer com o derivado da cana de açúcar. “Garantindo a estabilidade no preço da gasolina já é alguma coisa”.
“Viajo sempre e garanto que na região não há combustível tão caro quanto aqui”, completa o policial militar Renato dos Santos.
Opinião do jpv Imprenssa Livre :
Já não basta a porcaria que é o combustivel vendido
com este preço inexplicável,pois somos produtores de Petróleo auto suficiente,e produtores de cana de açucar e do etanol,agora vão vender mais gato por lebre quer dizer mais agua por combustivel...Assim não tem veículo e bolso que aguenta...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu Comentário será analizado , tenha Respeito aos Leitores e a si mesmo...