Um dos pilotos americanos do jato Legacy que se envolveu no acidente com um Boeing da Gol em 2006, matando 154 pessoas, está sendo ouvido desde o início da tarde desta quarta-feira por um juiz federal brasileiro por videoconferência.
Piloto nega falhas antes de colisão com voo 1907
Leia a cobertura completa sobre o voo 1907
Juiz dá mais prazo para defesa de pilotos do Legacy
Irmã de vítima do acidente da Gol será indenizada
Defesa diz que Aeronáutica conhecia problemas
Ex-chefe do Cenipa nega elo com donos do Legacy
Itamaraty pressionou juiz a liberar pilotos do Legacy
Leia a cobertura completa sobre o voo 1907
Juiz dá mais prazo para defesa de pilotos do Legacy
Irmã de vítima do acidente da Gol será indenizada
Defesa diz que Aeronáutica conhecia problemas
Ex-chefe do Cenipa nega elo com donos do Legacy
Itamaraty pressionou juiz a liberar pilotos do Legacy
O depoimento de Jan Paul Paladino começou por volta das 12h20. Ele está emNova York (EUA) e é ouvido pelo juiz federal Murilo Mendes, que está no Departamento Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional do Ministério da Justiça.
Gilberto Tadday-9.dez.07/Folhapress |
Os pilotos americanos Joseph Lepore (de terno) e Jan Paul Paladino desembarcam nos EUA em 2007 após conseguirem habeas corpus |
De acordo com o Ministério da Justiça, essa é primeira vez que a Justiça brasileira faz um depoimento com videoconferência internacional. Amanhã, a partir das 12h, deve acontecer o depoimento do outro piloto, que também estava na aeronave, Joseph Lepore.
No final do ano passado, o processo que apura o acidente foi dividido em dois: um cuida dos pilotos --acusados de "atentado contra a segurança do transporte aéreo"-- e outro dos controladores de voo --acusados por erros que contribuíram para a colisão das aeronaves. O objetivo foi acelerar o julgamento dos pilotos americanos.
Na semana passada, a Vara Federal de Sinop (MT) recebeu as traduções das declarações juramentadas das testemunhas de defesa dos pilotos que moram nos EUA. O juiz havia determinado que elas também fossem ouvidas por videoconferência, mas os advogados pediram para enviar as declarações por escrito.
PROTESTO
A Associação de Familiares e Amigos das Vítimas do Voo 1907 realiza manifestação nas cidades de São Paulo, Porto Alegre e Brasília, simultaneamente. Os protestos tiveram início por volta das 12h e consistem na distribuição de panfletos e exposição de faixas pedindo a condenação dos pilotos.
A assessoria da associação disse ainda que há um protesto em andamento também na porta do fórum federal de Long Island, em Nova York, onde ocorre o depoimento.
Amanhã, os protestos devem acontecer novamente, durante o depoimento do piloto Joseph Lepore nas mesmas cidades em que acontece hoje, além de Manaus.
No dia 20, parentes das vítimas protestaram em frente ao hotel Marriot, no Rio, onde estava hospedado o presidente americano, Barack Obama.
Atualmente, Paladino trabalha na companhia American Airlines, e Lepore continua na empresa de táxi aéreo ExcelAire, proprietária do Legacy.
ACIDENTE
os restos do avião -----os dois pilotos |
O Boeing da Gol fazia a rota Manaus-Rio, com previsão de fazer uma escala em Brasília (DF). Ao sobrevoar a região Norte do país, no dia 29 de setembro de 2006, bateu no jato Legacy.
Os destroços do Boeing caíram em uma mata fechada, a cerca de 200 km do município de Peixoto de Azevedo (MT). Mesmo avariado, o Legacy, que transportava sete pessoas, conseguiu pousar em segurança em uma base na serra do Cachimbo (PA).
O acidente expôs a fragilidade do controle aéreo brasileiro. O assunto deflagrou ainda aberturas de CPIs (Comissões Parlamentares de Inquéritos) e investigações da Polícia Federal e Aeronáutica, que concluiu que o transponder --equipamento anticolisão-- do Legacy foi desligado durante o voo.
Opinião do JPV Imprenssa Livre:
Me cite quando que um brasileiro já teve o mesmo tratamento deste americano...
Infelizmente temos que denunciar as Vítimas "familiares e amigos",isto vai dar em nada,vão ficar livres e ninguem será punido,pois já estão tratando os caras com "luvas de pelica",A justiça só em outro Mundo...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu Comentário será analizado , tenha Respeito aos Leitores e a si mesmo...