Às 9h08 do horário local, o cosmonauta decolou da plataforma de Baikonur, no Cazaquistão, então república da antiga União Soviética, para um voo que durou uma hora e 48 minutos e consistiu de uma volta elíptica em torno da Terra, a 302 km de altitude. "Da altura cósmica, a Terra é vista com nitidez, se distinguem claramente as montanhas, as costas e as ilhas", escreveu Gagarin no relatório oficial sobre o voo.
Durante a viagem, ele não teve controle da nave porque ainda não se sabia precisar os efeitos da falta de gravidade sobre o corpo humano e os especialistas tinham medo que ele perdesse o controle de si mesmo e colocasse em risco a missão. Havia, porém, uma chave lacrada que permitia ao cosmonauta assumir o controle da cápsula em caso de emergência.
“Quando eu fui para a Rússia fazer o treinamento, antes da missão, foi muito difícil porque eu tinha cinco meses para entender o sistema deles, que é diferente do que eu havia me preparado na Nasa. O idioma também é muito difícil e eu estava longe da minha família. Mas em cada dificuldade eu pensava em Yuri Gagarin, na sua coragem. Eu olhava para a estátua dele no centro russo e isso me dava muita força para superar os desafios. Eu olhava para ele e dizia: eu vou conseguir’”.
Marcos Pontes partiu para o espaço da mesma base onde Gagarin havia se lançado, no dia 29 de março de 2006.
Opinião do JPV -Imprenssa Livre;
Nada pode ser Comparado a este Feito em Uma época Remota ,onde Heroismo,loucura,aventura e
Pioneirismo,sem alarde sem toda a Mídia que após os "americanos,tiveram e promoveram em outros feitos...
Sim os Russos são os "Descobridores",os primeiros terraqueos a lançar-se ao espaço e tudo mais,como precisamos todos nos espelhar na superação destes heróis...
12 de Abril de 1961 - 12 de abril de 2011,o mundo agradece,obrigado Gagarin...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu Comentário será analizado , tenha Respeito aos Leitores e a si mesmo...