Neusinha Brizola morre sem
perder fama de indomável...
Vitor Hugo Soares
Autora da música "Mintchura", de 1983, atravessou largos, dolorosos e emocionalmente marcantes anos de infância e juventude no Uruguai ao lado do pai exilado, um dos políticos mais perseguidos pela ditadura instalada no Brasil em 1964, e da mãe, dona Neusa Goulart, igualmente valente e combativa. Na infância, ainda no Brasil, Neusinha foi apelidada carinhosamente de "Bahia" pelo pai, "para simbolizar o grande carinho que sempre tive por esse estado brasileiro", segundo ele próprio explicava.
De volta ao País depois do exílio do pai, que se elegeria governador do Rio pela segunda vez, Neusinha protagonizou muitas polêmicas e alguns escândalos nos anos 80 e 90, quando foi acusada de estar envolvida com drogas, que motivariam conflitos e desentendimentos com Brizola. Em 1993, ela foi presa após visitar um morro carioca com dois amigos.
Em 1987, quando Brizola ainda governava o Rio, Neusinha aceitou posar nua para a revista Playboy. A edição não foi publicada. A filha se reconciliou com o pai antes da morte dele, em 2004. Neusinha tinha dois filhos, Laila e Paulo César.
O jornalista que assina estas linhas, testemunha pessoal desse amor e carinho mútuo em alguns momentos, quando os visitou no exílio uruguaio, dá fé e assina estas linhas na partida de uma mulher polêmica, sincera, moralmente firme e de muita coragem.
Imagens de Pesquisas JPV-Imprenssa Livre
Vitor Hugo Soares é jornalista, editor do site-blog Bahia em Pauta (http://bahiaempauta.com.br/).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu Comentário será analizado , tenha Respeito aos Leitores e a si mesmo...