Uma nova frente fria avança pelo Rio Grande do Sul e deixa o céu carregado com chuva forte e raios na maior parte do Estado. Na Grande Porto Alegre, o sol ainda aparece, mas o céu fica cheio de nuvens e ocorrem várias pancadas de chuva no decorrer do dia. No leste de Santa Catarina e do Paraná, o sol predomina e o tempo fica firme. No norte gaúcho e nas demais áreas do Sul, o sol ainda aparece, mas a nebulosidade aumenta à medida que a frente fria avança e há previsão chuva a partir da tarde.
Um sistema de baixa pressão que avança entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul e começa a se organizar como uma nova frente fria estimula a formação de nuvens muito carregadas no centro-sul e no oeste gaúchos, com potencial para a ocorrência de tempo severo. A presença de uma frente fria na costa do Sudeste forma algumas nuvens baixas (estratiformes) entre o leste de Santa Catarina e o Rio de Janeiro, de acordo com a Climatempo. Nas demais áreas do Sul e do Sudeste, em Mato Grosso do Sul, no interior e no norte do Nordeste, no Tocantins e em Roraima, o ar mais quente e seco que predomina impede a formação de nuvens carregadas. As nuvens tropicais formadas pelo ar quente e úmido estão espalhadas pelas demais localidades do País.
O temporal da última noite deixou ao menos 33 mil clientes sem energia elétrica no Rio Grande do Sul. Conforme a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), são 10,2 mil no litoral norte, 7,5 mil no sul, 2,9 mil na campanha, mil no litoral sul, 600 em Camaquã e 600 na região metropolitana de Porto Alegre.
A concessionária AES Sul reforça o atendimento na região atingida pelo temporal com 20 equipes de outras cidades da área de concessão. Foram afetados clientes de Alegrete, Uruguaiana, Santana do Livramento e Quaraí, na fronteira oeste. Conforme a AES Sul, são 11 mil pontos sem energia elétrica na região.
Temporal no Rio Grande do Sul já deixa cinco mortos, diz Defesa Civil
O temporal que atinge áreas do Rio Grande do Sul desde sexta-feira já causou cinco mortes até o início da manhã deste sábado segundo a Defesa Civil Estadual. Os óbitos foram registrados nas cidades de Fazenda Vilanova, Sapucaia do Sul e Novo Hamburgo.
Além desses municípios, as cidades de Taquari, Teutônia, São Leopoldo, Porto Alegre e Venâncio Aires também registraram estragos. Segundo a Defesa Civil, os principais prejuízos foram quedas de árvores e alagamentos causados pelo transbordamento de arroios.
saiba mais
Em Fazenda Vilanova, um galpão caiu e atingiu um agricultor. Outro homem morreu eletrocutado, em Sapucaia do Sul. Em Novo Hamburgo, três crianças morreram soterradas após o desabamento de uma casa, segundo a Defesa Civil. Pelo menos duas pessoas ficaram feridas após a queda do telhado de um supermercado em Venâncio Aires.
Até o início da madrugada deste sábado, cerca de 100 mil clientes estavam sem energia elétrica no estado. A Defesa Civil afirma que ainda não há informações sobre desabrigados e desalojados.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há alerta para condições meteorológicas favoráveis à ocorrência de chuva e ventos fortes, com possibilidade de queda de granizo em áreas isoladas no oeste, centro e norte do Rio Grande do Sul, neste sábado.
Fonte: G1.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu Comentário será analizado , tenha Respeito aos Leitores e a si mesmo...