Brasília. A presidente Dilma Rousseff (PT) lançou ontem um plano nacional para deficientes físicos e intelectuais. Dilma se emocionou assim que iniciou seu discurso, numa cerimônia no Palácio do Planalto. O programa está organizado em quatro eixos: educação, saúde, inclusão social e acessibilidade e agora passará a ser a "menina dos olhos" da presidente - em número de ações, supera o Brasil Sem Miséria, bandeira de Dilma para erradicar a pobreza extrema.
Dilma também foi alvo de crítica. "Pensa um pouquinho mais nos autistas, pelo amor de Deus", gritou uma senhora, assim que seu discurso teve início. O plano prevê investimentos de R$7,6 bilhões até 2014. Uma das versões do programa previa um valor ainda maior, de cerca de R$ 10 bilhões.
Ampliadas
Algumas ações já estão em vigor e serão ampliadas. Outras são inéditas. Entre elas a aquisição de 2.600 ônibus acessíveis para 60 mil alunos, contratação de mais de 1.200 professores e tradutores de libras, ampliação do teste do pezinho e implantação de cinco centros para treinamento de cães guia.
Crédito e renúncia fiscal para aquisição de produtos com tecnologia assistiva também estão previstos no plano. Também serão concedidos benefícios como redução a zero da alíquota de IPI sobre produtos utilizados por pessoas com deficiência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu Comentário será analizado , tenha Respeito aos Leitores e a si mesmo...