Grande Porto Alegre é a região do país mais atingida pela AIDS
Viamão é o 18.LugarMONTENEGRO OCUPA A 42ª PIOR SITUAÇÃO ENTRE OS MUNICÍPIOS MAIS ATINGIDOS NO PAÍS
No Brasil, a região mais atingida pela AIDS é a Porto Alegre e as cidades da sua área metropolitana.
No município de Porto Alegre uma em cada mil pessoas está contaminada pelo vírus da AIDS. A doença acomete principalmente os homossexuais e habitantes das grandes cidades. Entre os homossexuais jovens de sexo masculino, a incidência da doença é 13 vezes maior do que nos heterossexuais de mesma faixa de idade.
Estas informações devem servir de motivo para que as pessoas - principalmente aquelas que praticam o sexo anal - tenham cuidado nas suas relações. O mais recomendado é o uso da camisinha.
Apesar da AIDS atingir mais facilmente os habitantes das grandes cidades, nos últimos anos a sua incidência vem crescendo mais nas cidades menores.
O Vale do Caí está, em grande parte, inserido na região metropolitana de Porto Alegre e isso deve ser motivo para que as pessoas tomem medidas de prevenção.
O Ministério da Saúde não divulgou dados relativos aos municípios com menos de 50 mil habitantes. Por isso, Montenegro é o único município da região com resultados divulgados.
Como é muito comum que jovens do Vale do Caí se dirijam às cidades da Grande Porto Alegre para participar de festas, é bom tomar especial cuidado.
Preocupação
“É um índice preocupante”. A afirmação é do vice-prefeito de Montenegro, Marcos Griebeler, sobre o fato de o município constar em 42º lugar no país e 16º no Estado entre as cidades acima de 50 mil habitantes com maior incidência de AIDS. Mesmo assim, comemora o fato dos números estarem em queda nos dois últimos anos. Na taxa de incidência por 100 mil habitantes, caiu de 66 em 2008 para 47 no ano seguinte e 37 em 2010.
Conforme a Prefeitura, 615 pacientes com HIV recebem o acompanhamento da Secretaria Municipal da Saúde. Destes, 129 adultos e 8 crianças recebem medicamentos. Também é feito o atendimento diário através do Programa Municipal HIV/AIDS, na própria Secretaria da Saúde (Assistência Social). Nas quartas-feiras pela manhã e sextas-feiras de tardes, na Secretaria da Saúde, são distribuídos preservativos, o que também ocorre diariamente nos postos de saúde do município.
Renato Klein
renato.klein@fatonovo.com
renato.klein@fatonovo.com
29/11/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu Comentário será analizado , tenha Respeito aos Leitores e a si mesmo...