Brasília - Além de anunciar nesta terça-feira (24) a liberação
de R$ 1 bilhão para o metrô na capital gaúcha, através do Programa de
Aceleração do Crescimento – PAC 2 – Mobilidade Grandes Cidades,
a presidente Dilma Roussef garantiu um investimento de R$ 350 milhões
para projeto de integração do transporte coletivo de nove municípios da
Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA). O plano foi elaborado pela
Secretaria estadual de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento
Urbano (SOP), em parceria com a Secretaria de Planejamento, Gestão e
Participação Cidadã (Seplag).
O superintendente da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano Estadual (Metroplan), Oscar Escher, acompanhou o anúncio em Brasília e destacou o compromisso demonstrado pelo governo Federal com a qualidade do transporte de massa. "A crescente urbanização faz com que adotamos estratégias para evitar que as cidades entrem em colapso. O PAC da Mobilidade é importantíssimo, mas não podemos deixar de aplicar cada vez mais investimentos nessa área", afirmou.
A proposta da SOP visa integrar o transporte público de Cachoeirinha, Gravataí e Alvorada com o futuro metrô de Porto Alegre; conectar Viamão com o corredor da Bento Gonçalves; Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo com a capital.
Segundo o secretário da pasta, Luiz Carlos Busato, o objetivo da Rede Estrutural Multimodal Integrada é buscar a racionalização e modernização do sistema de transporte público coletivo, com sistema de bilhetagem eletrônico e tarifa integrada. "Desta forma, será possível evitar a superposição de linhas, e a redução significativa de viagens, do custo do transporte e de congestionamentos", disse.
Obras propostas:
Cachoeirinha - Faixa exclusiva para ônibus na Avenida General Flores da Cunha. Extensão: 4,6 km;
Gravataí - Faixa exclusiva para ônibus na Avenida Dorival Cândido Luz de Oliveira. Extensão: 8,9 km;
Alvorada - Faixa exclusiva para ônibus na Avenida Presidente Getúlio Vargas. Extensão: 4,9 km;
Viamão - Faixa exclusiva para ônibus na Avenida Senador Salgado Filho. Extensão: 5,0 km;
Esteio - Melhorias na infraestrutura da rede de transporte coletivo integrado a Trensurb. Extensão: 12,0 km;
Sapucaia do Sul - Integração com a Trensurb. Extensão: 5,5 km;
São Leopoldo - Faixa exclusiva para ônibus na Avenida Thomas Edson (4,7 km) e ponte no Rio Sinos (300 m);
Novo Hamburgo - Faixa exclusiva para ônibus nas Avenidas Nicolau Becker e Vitor Hugo Kunz. Extensão: 4,2 km;
Porto Alegre - Faixa exclusiva para ônibus nas Avenidas Assis Brasil (2 km) e Bento Gonçalves (2 km).
O superintendente da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano Estadual (Metroplan), Oscar Escher, acompanhou o anúncio em Brasília e destacou o compromisso demonstrado pelo governo Federal com a qualidade do transporte de massa. "A crescente urbanização faz com que adotamos estratégias para evitar que as cidades entrem em colapso. O PAC da Mobilidade é importantíssimo, mas não podemos deixar de aplicar cada vez mais investimentos nessa área", afirmou.
A proposta da SOP visa integrar o transporte público de Cachoeirinha, Gravataí e Alvorada com o futuro metrô de Porto Alegre; conectar Viamão com o corredor da Bento Gonçalves; Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo com a capital.
Segundo o secretário da pasta, Luiz Carlos Busato, o objetivo da Rede Estrutural Multimodal Integrada é buscar a racionalização e modernização do sistema de transporte público coletivo, com sistema de bilhetagem eletrônico e tarifa integrada. "Desta forma, será possível evitar a superposição de linhas, e a redução significativa de viagens, do custo do transporte e de congestionamentos", disse.
Obras propostas:
Cachoeirinha - Faixa exclusiva para ônibus na Avenida General Flores da Cunha. Extensão: 4,6 km;
Gravataí - Faixa exclusiva para ônibus na Avenida Dorival Cândido Luz de Oliveira. Extensão: 8,9 km;
Alvorada - Faixa exclusiva para ônibus na Avenida Presidente Getúlio Vargas. Extensão: 4,9 km;
Viamão - Faixa exclusiva para ônibus na Avenida Senador Salgado Filho. Extensão: 5,0 km;
Esteio - Melhorias na infraestrutura da rede de transporte coletivo integrado a Trensurb. Extensão: 12,0 km;
Sapucaia do Sul - Integração com a Trensurb. Extensão: 5,5 km;
São Leopoldo - Faixa exclusiva para ônibus na Avenida Thomas Edson (4,7 km) e ponte no Rio Sinos (300 m);
Novo Hamburgo - Faixa exclusiva para ônibus nas Avenidas Nicolau Becker e Vitor Hugo Kunz. Extensão: 4,2 km;
Porto Alegre - Faixa exclusiva para ônibus nas Avenidas Assis Brasil (2 km) e Bento Gonçalves (2 km).
Opinião do JPV-Imprenssa Livre:
Achar que estes Investimentos em
Corredores de ônibus vai Resolver o Problema dos Engarrafamentos destas
Cidades e principalmente da nossa Viamão,é uma total falta de
conhecimento da situação de Caos atual,onde Ruas Batizadas de
Avenidas,já estreitas e com Pista Dupla,há anos não se Investem em
Duplicações das Vias citadas e ainda vai se colocar um corredor cortando
as Ruas...
Enquanto a situação da
Solução visando o Futuro seria Já iniciar obras Férreas,Metrôs,Trens
para todas as Localidades,mas preferem colocar o Dinheiro Público fora e
mostrar obras para continuar enganando esta população que vive com o pé
no Barro ,mas come carne,então tá tudo bem...Ronaldo Padilha Redator
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