Foram 31 novas ocorrências desde a semana passada.
Porto Alegre é a cidade com maior número de pessoas infectadas.
Comente agora
O Rio Grande do Sul já registra 178 casos de dengue em 2013. São 31 novas ocorrências desde a semana passada.
A capital Porto Alegre concentra o maior número de pessoas infectadas. São 99 casos, sendo 58 contraídas na cidade. Treze bairros já registraram a doença. O campeão é o Partenon, com 29 pessoas infectadas. Existem ainda 166 casos suspeitos, que aguardam o resultado de exames.
"O índice de infestação desse mosquito foi muito maior que a média dos últimos anos. O mosquito está muito adaptado ao ambiente urbano. Esses índices só diminuem mesmo com a remoção dos criadouros. A própria aplicação de inseticida é só pra deter a transmissão. Mas a preocupação da transmissão da doença tem que ficar no dia a dia do porto-alegrense. Acumular água no jardim pode ser um foco de dengue e a nossa própria família pode ser afetada", disse José Carlos Sangiovanni, da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde.
saiba mais
Representantes de órgãos públicos de saúde realizaram um encontro em Porto Alegre para discutir o combate à doença. Na capital gaúcha, o índice de infestação nas residências dobrou em um ano.
"A grande urbanização dos últimos anos, o problema de saneamento básico relacionados ao lixo, o grande trânsito de pessoas, a velocidade dos meios de transporte. Tudo isso favorece a dispersão", afirma Sílvia Medeiros Thaler, Coordenador Estadual do Programa da Dengue.
O aposentado Jauri Cunha mora no mesmo bairro há mais de 20 anos. Para aproveitar o final de tarde, ultimamente, só com proteção.
"Passo repelente, né. E fecho a janela quando chega a noite", disse ele.
O município de Santa Rosa, na Região Noroeste, é o segundo com maior número de ocorrências no estado. São 24 casos, sendo que 23 foram contraídos na cidade. O combate ao mosquito foi reforçado.
Os sintomas da dengue são febre com duração de até sete dias, acompanhada de, pelo menos, dois dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares e nas articulações e manchas na pele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu Comentário será analizado , tenha Respeito aos Leitores e a si mesmo...