De acordo com o ministro, caberia ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que Barbosa também preside, promover a correção dessa diferença de mentalidades apontada por ele.
Legislação
Barbosa defendeu mudanças na legislação brasileira para "fazer um sistema de justiça penal mais consequente". Ele propôs especialmente mudar a forma de calcular o tempo que levaria para um crime prescrever. Pela legislação, a prescrição depende do tamanho da pena, cálculo que pode sofrer interferências ao longo do decorrer do processo. Na opinião do ministro, as regras atuais são "absurdas".
O ministro afirmou que poderia ser criado um prazo único que começaria a ser contado antes de iniciado o processo.
Sistema carcerário
Barbosa também criticou o sistema carcerário brasileiro. Para ele, os problemas no sistema penitenciário são usados para afrouxar o cumprimento das penas.
Ele admitiu, porém, que o Judiciário tem parcela de responsabilidade. "Há muitos juízes de execução penal que são puramente burocráticos. Eles têm a responsabilidade para supervisionar a execução da pena, mas ficam em seus gabinetes, eles não vão lá ver a situação concreta das prisões", afirmou.
Candidato
Barbosa afirmou não ter interesse em disputar um cargo eletivo depois que deixar a Corte nem perfil para ser político. "Eu não tenho interesse, eu não tenho physique du rôle", disse. Para o ministro, a sua popularidade repete um "fenômeno" que estaria ocorrendo em outros países. "A sociedade está cansada dos políticos tradicionais, dos políticos profissionais. Essa é a leitura que eu faço", opinou.
Um Herói de capa e tudo |
Opinião do JPV-Imprenssa Livre:
Vivemos há anos um país de Impunidade,uma nação onde por anos o poder Judiciário(poder de Gabinete)dia dia ,ano após anos,afastou-se da comunidade,perdeu espaço de Legitimidade aceitando a sombra das Leis.
O supremo Tribunal Federal não era diferente,passou do Estado de "Suprema Vergonha",aqui mesmo mostrado em várias ações mal julgadas e com "pesos estranhos"...Há um Local de Extrema Seriedade,a célula Máter da Justiça...
Derrepente este senhor,Joaquim Barbosa numa Legitimidade que o poder Legislativo o confere,resolve trabalhar dignamente no cumprimento da "Ordem e Progresso",escrito na bandeira Nacional,mas deveras Rejeitado...
Sim sem dúvidas precisamos de Espelhos,de pessoas exemplares,por que não dizer,
Heróis(Símbolos de uma grandeza),Joaquim Barbosa sem dúvida representa e entra na História deste país como um Herói Nacional...
PARABÉNS Ex mo presidente do Supremo Federal Ronaldo Padilha - Redator
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu Comentário será analizado , tenha Respeito aos Leitores e a si mesmo...