Que tal a CPI dos Planos de Saúde?
Um mais ativos partidos de esquerda do Congresso, o Psol, apresentou ontem na Diretora da Câmara o pedido de criação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os planos de saúde, que são contratados por cerca de 47 milhões de usuários no País. Nos últimos cinco anos, aumentaram de 7.000 para 76 mil as reclamações contra operadoras.
O partido colheu 192 assinaturas, 21 a mais do que o mínimo necessário. Autor do pedido de CPI, o líder do PSol, deputado Ivan Valente (SP), afirmou que a CPI pode ser uma forma de valorizar o sistema público de saúde e de pressionar as operadoras de plano de saúde. Entre as justicativas que apresentou para tomar a inciativa, ele apontou as dificuldades para consulta e cirurgia, o descredenciamento de médicos e de hospitais.
“Recorrer à Justiça pode levar de 6 a 12 anos para que os planos de saúde cumpram a sua obrigação. Eles têm uma máquina, uma indústria de recorrer na Justiça em última instância para protelar o atendimento de uma coisa que é de vida ou morte”, avaliou.
Longa fila
A decisão sobre a criação da CPI sobre planos de saúde vai demorar. E muito. Essa é a 17ª na fila de comissões parlamentares de inquérito que esperam para começar a funcionar na Câmara.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu Comentário será analizado , tenha Respeito aos Leitores e a si mesmo...