Nesta segunda-feira, dia 14, a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SMCAS) abriu oficialmente a Semana daConsciência Negra. A data homenageia Zumbi, um escravo que foi líder do Quilombo dos Palmares, falecendo em 20 de Novembro de 1695. A Semana tem por objetivo fazer uma reflexão sobre o relevo da cultura e do povo africano e o impacto que tiveram na evolução da cultura brasileira. De 14 a 18, haverá exposição de livros e roupas africanas, na Biblioteca Érico Veríssimo, prédio da Secretaria Municipal de Educação.
Na oportunidade, a diretora-geral de Cidadania e Assistência Social, Rita Teixeira, disse ser muito importante a busca pela igualdade social, racial e de gênero. “Ainda haverá um dia que não lutaremos mais por igualdade e comemoraremos o Dia do Ser Humano e de sua evolução sobre consciência e valor da vida”, finaliza.
Programação:
Na quarta-feira, dia 16, acontecerá a palestra “Personalidades Negras”, ministrada por João Carlos dos Santos, no auditório do Centro de Formação Profissional Walter Graf (rua Marechal Deodoro, 220, Centro). Às 14 horas, haverá uma apresentação de Dança de Rua, do grupo Novo Lar, no Calçadão Tapir Rocha (Centro).
Quinta-feira, dia 17, às 9 horas, haverá uma oficina de bonecas Abayomi, com o apoio da Emater, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Calçadão Tapir Rocha, 49, Centro). À tarde, terá roda de conversa temática com GAAA, no auditório do Centro de Formação Profissional Walter Graf (rua Marechal Deodoro, 220, Centro). Durante todo dia, no Calçadão Tapir Rocha terá unidade móvel da Saúde, com teste rápido para HIV.
Na sexta-feira, dia 18, haverá sessão solene e encerramento da Semana da Consciência Negra, com desfile de axós, no plenário da Câmara de Vereadores. Domingo, dia 20, Viamão terá participação na Marcha Zumbi dos Palmares, com concentração às 17 horas, no Largo Glênio Peres, em Porto Alegre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu Comentário será analizado , tenha Respeito aos Leitores e a si mesmo...