Na tarde deste domingo, atracou no Cais Mauá, em Porto Alegre, um barco que parecia ter saído de um livro de história. Uma réplica do Seival, lanchão utilizado por Giuseppe Garibaldi na Tomada de Laguna, saiu do clube Veleiros do Sul, onde estava atracado, margeando a orla do Guaíba e chegando no pórtico do cais.
fonte:https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/geral/r%C3%A9plica-da-embarca%C3%A7%C3%A3o-hist%C3%B3rica-seival-atraca-em-porto-alegre-1.884096
Antônio Carlos Rodrigues é o responsável pelo projeto, que foi realizado com financiamento próprio e de doações de amigos. A embarcação começou a ser construída em dezembro de 2019, em um estaleiro improvisado e foi apresentada à população de Camaquã. A cidade foi escolhida pelo professor, que é natural de Passo Fundo, porque textos históricos apontam que foi lá que os farrapos construíram o Seival e outro barco usado na tomada de Laguna, o Farroupilha.
Intervenções artísticas e apresentações culturais gratuitas receberam a embarcação no pórtico. E todos os que desejaram puderam embarcar e conhecer o barco de pertinho. “Há muito tempo queríamos chegar a Porto Alegre através do cais, que é um espaço histórico e, finalmente, estamos aqui com o grupo Cais Cultural, Já!, muito felizes”, celebrou Rodrigues.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu Comentário será analizado , tenha Respeito aos Leitores e a si mesmo...