JPV-Imprenssa Livre -Contato Sejam Bem Vindos

Expediente Emails:
mrpadilha@yahoo.com.br
Jornaldopovodeviamao
@yahoo.com.br

FONE -24 HS Reportagens-WhatsApp também
Pode ser por mensagem de texto
Fale com a Redação.
Tim(51) 982 72 51 00

HA 10 ANOS PELA WEB NAS LUTAS SOCIAIS
& PELA DEFESA DAS COMUNIDADES...

Notícias EXTRA

Notícias  EXTRA
Plantão JPV -CLIQUE E SAIBA TUDO QUE HÁ DE NOTÍCIAS ...

sexta-feira, 25 de março de 2011

Vinte mil marcham na Siria-contra o Governo- jpv Imprenssa Livre -Mundo


Síria: 20 mil marcham contra o Presidente

Protesto nos funerais dos mortos na mesquita de Omari. Para sexta está a ser convocada uma mega-manifestação através das redes sociais



Operação Odisseia na madrugadaVárias pessoas morreram esta sexta-feira num ataque contra uma manifestação na região de Deraa, sul da Síria, informou um activista dos direitos humanos, citado pela agência «France Press».

«Vários manifestantes perderam a vida nos disparos em Sanamein, quando seguiam para Deraa», afirmou a mesma fonte. Sanamein fica 40 km a norte de Deraa.

Milhares de pessoas participavam em Deraa nos funerais de várias vítimas dos últimos protestos políticos, num ambiente de tensão. Deraa, cerca de 100 quilómetros a sul de Damasco, foi palco nos últimos dias de duros confrontos entre manifestantes da oposição e forças policiais, com dezenas de civis mortos, a maioria deles pela violência que se suscitou na quarta-feira passada.

Enquanto isso, em Damasco, que também foi palco de protestos públicos parecidos nos últimos dias, embora sem mortos, dezenas de manifestantes enfrentaram forças policiais.

Segundo a «Al Jazeera», os confrontos ocorreram durante uma manifestação para pedir a libertação dos presos dos últimos protestos e em solidariedade às vítimas de Deraa.



De acordo com a «Al Arabiya», dezenas de pessoas foram detidas em Damasco por causa desses protestos.
Na Síria, pelo menos 15 pessoas morreram em confrontos com as forças da autoridade, mas há receios de que o saldo da violência na cidade de Deraa seja muito maior. À «BBC» chegaram testemunhos de 37 mortos.

Há relatos de que a polícia abriu fogo sobre os manifestantes, pelo menos três vezes, incluindo num funeral. Ainda assim, os sírios não se mostraram assustados e, ainda esta quinta-feira, 20 mil marcaram presença nos funerais de nove dos manifestantes mortos, entoando cânticos a reclamar a liberdade, segundo noticia a agência «Reuters». 

A exemplo do que aconteceu no Egipto, as redes sociais estão a ser usadas para convocar para os protestos. Para sexta-feira está a ser organizada uma mega-manifestação. 
Esta é a maior contestação que o presidente Bashar al-Assad enfrenta desde que substituiu o pai no poder.

Os confrontos rebentaram na quarta-feira, quando as autoridades invadiram a mesquita de Omari , quartel-general dos protestantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário será analizado , tenha Respeito aos Leitores e a si mesmo...

jpv- na Fórmula Truck

jpv- na Fórmula Truck
Etapa -Tarumã-Viamão

Para voltar Clic aqui

Para voltar  Clic aqui
voltar