Quinta-feira, 13 de janeiro de 2011 - 22h40 Última atualização, 13/01/2011 - 22h57
Catástrofe no RJ é o maior desastre
natural do Brasil; mais de 500 pessoas morrem
Da Redação, com BandNews FM
cidades@eband.com.br
Os deslizamentos de terra provocados pelas fortes chuvas que deixaram mais de 500 mortos na região serrana no Rio de Janeiro se tornaram o maior desastre natural do Brasil. A tragédia superou um deslizamento em 1967, em Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo, quando 300 pessoas morreram.
O início da tragédia no Rio foi na noite da terça-feira. As chuvas provocaram a queda de toneladas de terra e lama que atingiram princialmente as cidades de Teresópolis e Nova Friburgo. No entanto, os municípios de Petrópolis, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto também registraram mortes.
Os trabalhos de resgate ainda devem continuar na madrugada desta sexta-feira. Helicópteros auxiliam no resgate de pessoas que ainda estão ilhadas.
Nesta tarde, a Força Nacional de Segurança Pública enviou 225 agentes, entre homens e mulheres, para auxiliar a Secretaria de Segurança Pública do Estado. Amanhã, segundo a Força Nacional, seriam enviados cães farejadores.
A prefeitura de Teresópolis divulgou em seu site a lista de corpos identificados. O prefeito Jorge Mário determinou, nesta quinta, a abertura de mais 300 covas individuais no cemitério da cidade.
Governo Federal
A presidente Dilma Rousseff sobrevoou as áreas afetadas durante a tarde e, durante entrevista coletiva, afirmou que neste momento é preciso socorrer e garantir que as vítimas das chuvas tenham acesso a remédios e atendimento à saúde.
Dilma afirmou ainda que pelo menos cinco mil famílias receberão o aluguel social e que o governo federal vai liberar o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e antecipar o pagamento do Bolsa Família para todas as famílias cadastradas.
Mortos
Até as 22h30 desta noite a Defesa Civil dos municípios havia confirmado 510 mortos, sendo 223 em Teresópolis, 225 em Nova Friburgo, 39 em Petrópolis, 19 em Sumidouro e quatro em São José do Vale do Rio Preto.
Redator: Marielly Campos