17/03/2011 - 19h15
Do UOL Notícias
No Rio de Janeiro
Rio de Janeiro terá protestos anti-Obama na sexta e no domingo
Rodrigo BertolottoDo UOL Notícias
No Rio de Janeiro
Organizações de esquerda farão no Rio de Janeiro duas manifestações para protestar contra visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao Brasil. O primeiro protesto está marcado para amanhã (17), às 16h, na Candelária, centro da capital fluminense. O segundo protesto foi convocado para domingo (19) --data em que Obama estará no Rio-- às 11h, com concentração no metrô Glória.
Os principais partidos políticos de esquerda e movimentos sociais do país devem participar das manifestações, dentre eles o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), a CUT (Central Única dos Trabalhadores), UNE (União Nacional dos Estudantes), PSOL, PSTU e PCB, além de sindicatos, grupos nacionalistas e ONGs.
No protesto de sexta, os manifestantes devem caminhar da Candelária em direção à Cinelândia ou então ao Consulado norte-americano, que também fica no centro. Não está definido ainda o trajeto da manifestação de domingo, já que diversas ruas do Rio devem estar bloqueadas por conta da visita de Obama.
As organizações querem expor a real motivação da visita do presidente norte-americano: segundo eles, Obama está no Brasil por que tem interesse no pré-sal. O protesto também irá criticar a política externa dos EUA.
O presidente norte-americano chegará ao Brasil no sábado (16) de manhã. Será a primeira visita dele desde que assumiu o cargo, em janeiro de 2009. Barack Obama passará por Brasília --onde se encontrará com Dilma Rousseff no sábado-- e irá ao Rio de Janeiro no domingo. Na capital fluminense, fará discurso na Cinelândia, visitará a comunidade Cidade de Deus e deverá conhecer o Cristo Redentor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu Comentário será analizado , tenha Respeito aos Leitores e a si mesmo...