A entrega de um documento em que constam as prioridades de investimentos nas cidades de Viamão e Alvorada foi o objetivo da visita do prefeito Alex Boscaini e do vice-prefeito de Alvorada Giovane Garcia dos Santos ao secretário do Desenvolvimento e Promoção do Investimento Mauro Knijnik nesta terça-feira (22/03). A comitiva foi recebida pelo secretário e a equipe técnica da secretaria.
Knijnik parabenizou os prefeitos por terem se unido com o intuito de resolver os problemas de seus municípios, o que lhes garante mais força junto aos governos estadual e federal. Segundo o prefeito Alex Boscaini, o grande objetivo da parceria entre Viamão e Alvorada é fazer com que o governo do Estado veja com outros olhos as duas cidades e atenda as suas necessidades de desenvolvimento econômico. “Ao longo da história, os dois municípios foram colocados à margem do desenvolvimento, enfrentando grandes problemas sociais e de infraestrutura”, explica Boscaini. O vice-prefeito de Alvorada acredita que a parceria entre as duas cidades é fundamental para o seu desenvolvimento. “Ambas possuem os mesmos problemas, sendo a extensão territorial a única diferença entre os municípios.”
Ao final da reunião, o secretário prometeu encaminhar as outras demandas às devidas secretarias. Também sugeriu a criação de uma agência de fomento e desenvolvimento regional para dar suporte aos dois municípios na elaboração de projetos e na busca de linhas de crédito. Apontou, ainda, o Sebrae para ajudar a elaborar o diagnóstico das duas cidades.
O representante do Gabinete dos Prefeitos, Luciano Garcia, assumiu o compromisso de agendar as próximas reuniões com as secretarias do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas e Infraestrutura e Logística e com o Sebrae.
O documento começou a ser elaborado depois de uma reunião realizada no gabinete do secretário em fevereiro. Na ocasião, Knijnik disse que o governador Tarso Genro já lançou as bases de um sistema de desenvolvimento econômico para o Estado, conforme as necessidades dos municípios.
Em março, o prefeito recebeu em seu gabinete uma comissão liderada pelo vice-prefeito de Alvorada, para elaboração deste documento, com pontos de interesse em comum entre os dois municípios.
Investimentos para Alvorada e Viamão
Os investimentos necessários para o desenvolvimento dos municípios de Alvorada e Viamão seriam: ampliação da capacidade energética para atender novos investidores; projeto e execução da duplicação da ERS-118, trecho Gravataí-Viamão; pavimentação asfáltica em linhas de ônibus intermunicipais; ampliação do Distrito Industrial Alvorada/ Viamão para o mínimo de 500 ha; projeto de execução e duplicação da estrada Caminho do Meio (final da Protásio Alves até Viamão); projeto de execução e duplicação da rodovia Frederico Dihl (via de ligação entre Alvorada e Viamão); implantação do Hospital Geral, que atenderia aos dois municípios, pois juntos somam quase 500 mil habitantes, que congestionam hospitais da Capital, prejudicando o atendimento e agravando os riscos de morte da população essencialmente pobre; projeto, construção e implantação de um Centro de Reabilitação para Dependentes Químicos para atender aos dois municípios (com capacidade mínima para 300 leitos); implantação de 1 membro efetivo representando Alvorada e 1 representando Viamão no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado.
Investimentos para Viamão
Investimentos necessários para o desenvolvimento do município de Viamão: Pavimentação da ERS-118, no trecho entre a ERS-040 até o Hospital Colônia de Itapuã; execução de projeto do DAER na ERS-040 – retornos e sinalizações; construção de prédio próprio único para a 3ª DP e Delegacia das Mulheres; instalação de DPPA- Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento; definição de prédio para a Brigada Militar (como sugestão o antigo pré da Exatoria); pavimentação da rodovia Acrísio Prates (Rota das Especiarias); construção da 3ª Subestação de Energia Elétrica; definição de políticas públicas para o complexo Ana Jobim e Hospital de Itapuã; definição de parceria na venda de ingressos para o Parque Estadual de Itapuã; execução do projeto da Corsan para captação de água em Itapuã/Lami; instalação de Escola Técnica Profissionalizante e construção de elevadas no entroncamento das ERS-118 e 040.
O prefeito Alex Boscaini estava acompanhado pelos secretários de Desenvolvimento Econômico, Ronaldo Selau, e de Gestão e Relações Institucionais, Robinson Souza, dos presidentes da Câmara de Vereadores, Nadin Harfouche, da Acivi, André Pacheco, e do PGQP, Rafael Golzer, além do vereador Branco.
Alvorada esteve representada pelo secretário e pelo diretor da Indústria e Comércio, Dilson Rui Pila da Silva e Valcir Viana, respectivamente, pelo representante da Acial, Clóvis Dresch, além do vice-prefeito, Giovane Garcia dos Santos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu Comentário será analizado , tenha Respeito aos Leitores e a si mesmo...