»ENCONTRO MENSAL DE FORMAÇÃO ABORDA TEORIA DOS SISTEMAS
23/11/2011
Foi realizado nos dias 21 e 22 de novembro o Encontro Mensal de Formação, do Abrigo João Paulo II. Participaram do evento direção, coordenação técnica, religiosos, pais sociais, educadores substitutos, psicólogos, assistentes sociais, colaboradores dos setores administrativo, de comunicação, cozinha e serviços gerais.
O Presidente do Instituto Pobres Servos da Divina Providência (IPSDP), Pe. Jailton de Oliveira Lino, falou sobre os vários tipos de sistemas presentes em nossas vidas, considerando sistema como o conjunto de partes (subsistemas) em função de um todo. A ênfase do diálogo foi os sistemas e/ou instituições totais, ou seja, a Família, a Escola, a Política/Estado e a Igreja. O palestrante relacionou o assunto ao dia a dia e aproximou a teoria das vivências dos participantes. "Os sistemas e os subsistemas são constituídos pelas relações, as quais interferem diretamente no seu funcionamento, e a comunicação é capaz de estreitar ou distanciar os relacionamentos", explicou Jailton.
Para Jailton o interessante é podermos nos desenvolver pessoalmente como sistemas abertos, sendo flexíveis, e colaborarmos para que o sistema no qual estamos inseridos atinja seus objetivos. "O Abrigo é um sistema, e vocês são parte desse sistema, precisam ter o foco na missão da instituição, que é o acolhimento qualificado das crianças e dos adolescentes, além disso, esse sistema deve ser aberto, se relacionar e interagir", salientou o presidente do PSDP.
O momento de espiritualidade foi desenvolvido pelo vice-diretor do Abrigo, Pe. Celestino Sandi, que abordou o tema "Missa, Eucaristia, Fração do Pão", e seus principais símbolos com seus significados
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu Comentário será analizado , tenha Respeito aos Leitores e a si mesmo...